Em uma notícia do G1 de Campinas sobre a venda de álcool gel lê-se: “O aumento na procura por álcool em gel por conta da pandemia do novo coronavírus fez o preço do produto disparar em alguns comércios na região de Campinas (SP). Em uma loja de Valinhos (SP), por exemplo, o produto já é vendido pelo dobro: de R$ 10 para R$ 19,90” [1]. Para um economista (ou seja: ideólogo da burguesia), isso é uma constatação trivial do funcionamento da “oferta e demanda” no sistema de preços de economias mercantis.
Mas foda-se esse ideólogo, isso nos afeta e por isso que nos revoltamos!
Contudo, é necessário sermos mais profundos para perceber que essa nossa revolta é aplicável a qualquer produto que compramos no nosso cotidiano. Acontece que nossas necessidades estão subordinadas à ditadura do valor a todo o momento e só nos surpreendemos tardiamente em situações extraordinárias como a pandemia que estamos vivemos atualmente. Não obstante, é melhor se indignar e se revoltar tarde do que nunca fazer isso.
Mas que fique registrado de agora em diante que: a ditadura do valor está constantemente especulando encima das necessidades humanas para gerar lucros. A própria categoria de “demanda” reifica esse processo, pois não significa “consumo” no sentido material (por exemplo: comer é consumir, comprar comida é uma transação comercial).
Os militantes estadunidenses Mike Pappas e Tatiana Cozzarelli, no artigo “Capitalism is an Incubator for Pandemics: Socialism is the Solution” [2], descrevem a seguinte situação:
“Suprimentos como sabonete, desinfetante para as mãos e toalhetes ou sprays para higienização da superfície estão em alta demanda neste momento. Já estamos vendo falta de suprimentos importantes em todo o mundo. A necessidade de maximização do lucro no capitalismo levou as empresas a aumentar drasticamente seus preços neste período de alta demanda. Por exemplo, o Washington Post relatou aumentos drásticos nos preços de produtos como o Purell Hand Sanitizer. Sob o capitalismo, a escassez leva a maior lucro”.
Em outras palavras: a escassez (que é a “pedra angular” da ideologia econômica) no capitalismo é uma produção artificial baseada na sua própria rentabilidade.
Que isso sirva de lição para que possamos compreender o quanto a ditadura do valor é violenta e anti-humana. Que isso possa alimentar nossa revolta contra esse modo de produção mundial!
_______________________
Notas:
[1] – “Coronavírus: preço do álcool em gel chega a dobrar em algumas lojas e Procon reforça fiscalização” | Campinas e Região | G1 – https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/03/14/coronavirus-preco-do-alcool-em-gel-chega-a-dobrar-em-algumas-lojas-e-procon-reforca-fiscalizacao.ghtml;
[2] – PAPPAS, Mike; COZZARELLI, Tatiana. “Capitalism is an Incubator for Pandemics: Socialism is the Solution”. Left Voice. Publicado em: 9 mar. 2020. Disponível em: <https://www.leftvoice.org/capitalism-is-an-incubator-for-pandemics-socialism-is-the-solution>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário